domingo, 1 de junho de 2008

Dos 3 aos 4 anos



•Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando-se para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente activas em geral, exploram constantemente o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
•Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta – tornando-se gradualmente menos egocêntrica – compreendendo que suas acções podem afectar as pessoas à sua volta. Passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos – acções que podem ou devem ser feitas, e acções que não devem ser feitas. Os pais da criança – os principais modelos da criança, nesta faixa etária – geralmente determinam se uma dada acção da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas acções e castigando a criança pelas suas más acções.
•Crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma ama, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. A partir dos três anos de idade as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos como nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade.
•A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

Nenhum comentário: