domingo, 1 de junho de 2008

Adolescência

•A adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
•A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos púbicos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. A maturação dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 12º aos 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos púbicos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. A maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º ao 15º ano de vida.
•Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. A adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento humano ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações físicas e mentais iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.
•Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo.

Pré Adolescência

•A partir dos 10 anos de idade, as crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes.
•A faixa etária que vai desde o décimo ano de vida é época de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas, particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.
•A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais.
•Muitas vezes, os pré adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia.
•A pré adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança num adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

O papel dos pais

•Os pais de uma criança possuem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico da criança, além de serem os responsáveis pela sustentação dela. Uma das principais preocupações dos pais é ajudar a criança em desenvolvimento a crescer normalmente. A inteligência e a forma de agir são habilidades essenciais para a vida de uma pessoa dentro de uma sociedade, e os pais possuem grande influência no desenvolvimento destas características. Crianças vítimas de negligência ou de abuso infantil (por parte dos pais), por exemplo, muitas vezes se comportam de maneira agressiva ou muito retraída com outras pessoas, por exemplo.
•Já outras habilidades e traços são valorizados apenas por certas culturas. Por exemplo, nos países desenvolvidos e em vários países em desenvolvimento, espera-se da criança que ela aprenda eventualmente a ler e a escrever. Uma criança incapaz de adquirir esta habilidade pode ser vista como anormal. Porém, em vários países em desenvolvimento, espera-se muitas vezes que uma criança ajude seus pais a sustentar sua família. Tais crianças são consideradas muitas vezes normais - na sociedade onde elas vivem - se elas adquirem as habilidades necessárias para trabalhar e sustentar a sua família, bem como não são vistas como anormais se não sabem ler e escrever. Certas culturas como a "cultura ocidental" vêm o sexo masculino e o sexo feminino como iguais – ambos possuem os mesmos direitos - e meninos e meninas são criados igualmente. Já em outras culturas, traços considerados masculinos – como independência e competitividade - são considerados anormais entre mulheres, e, portanto, meninos muitas vezes são incentivados pelos pais a ter tais traços, enquanto tais traços entre meninas são reprimidos.
•Os pais são especialmente responsáveis em cuidar da criança e de suas necessidades físico-psicológicas, do uso de recompensas e punições, e como modelos de comportamento.

Dos 5 aos 9 anos



•O período entre cinco a nove anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.
•Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada acção é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).
•Na maioria dos países, crianças precisam ir à escola, geralmente a partir do sexto ou do sétimo ano de vida. Nesta faixa etária, regras básicas da sociedade são mais bem compreendidas. Aqui, é dada ênfase à capacidade de resolução de problemas, uma habilidade que é aperfeiçoada com o passar do tempo. A racionalização também é uma habilidade que é aprendida e constantemente melhorada. Até o quinto ou sexto ano de vida, as crianças muitas vezes procuram resolver problemas através da primeira solução - certa ou não, racional ou não - que vem à sua mente. Após o quinto ou o sexto ano de vida, a criança passa procurar por diversas soluções, e a reconhecer a solução correcta ou aquela que mais se aplica ao solucionamento do problema.
•Por volta dos sete ou oito anos de idade, as crianças passam a racionalizar seus pensamentos e suas crenças, procurando as razões, os porquês por trás de um problema ou de um fato. Assim, as próprias crianças passam a analisar os padrões de comportamento ensinados pela família e sociedade. Além disso, a partir dos seis anos de idade, as crianças passam a se comparar com outras crianças da mesma faixa etária. Estes dois fatos, aliados ao crescimento da vida social da criança, diminuem a importância dos pais e da família como modelos de comportamento da criança, e aumentam a importância dos amigos e dos professores.

•A comparação que uma dada criança faz de si mesma à outra também afecta a auto-imagem e a auto-estima da criança – a opinião que uma pessoa tem de si mesma. O tipo de auto-imagem formada durante a infância pode influenciar o comportamento desta pessoa na adolescência e na vida adulta. As crianças passam a desenvolver a auto-imagem após os três anos de idade, à medida que as crianças se identificam com seus pais, parentes, e posteriormente, pessoas próximas. Esta auto-imagem pode ser positiva ou negativa, dependendo das atitudes e das emoções das pessoas com as quais a criança se identifica. Crianças com auto-imagens positivas geralmente possuem boas impressões de seus pais e uma activa vida social; por outro lado, auto-imagens negativas costumam ser fruto de famílias disfuncionais, onde o relacionamento entre seus membros seja problemático. A comparação que uma criança faz em relação a outras crianças pode alterar esta auto-imagem. Além disso, vários outros factores podem influenciar o comportamento de uma criança, como abuso infantil, problemas sócio psicológico (vítima de agressão na escola, por exemplo) e eventos marcantes (perda de um parente ou amigo, por exemplo).
•Os dentes de leite começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até a adolescência. O crescimento de peso e altura é pequeno e semelhante entre meninos e meninas, que continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, meninos e meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas meninos, por geralmente serem mais incentivados pela sociedade a participar de actividades físico desportivas, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.

Dos 3 aos 4 anos



•Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando-se para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente activas em geral, exploram constantemente o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
•Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta – tornando-se gradualmente menos egocêntrica – compreendendo que suas acções podem afectar as pessoas à sua volta. Passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos – acções que podem ou devem ser feitas, e acções que não devem ser feitas. Os pais da criança – os principais modelos da criança, nesta faixa etária – geralmente determinam se uma dada acção da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas acções e castigando a criança pelas suas más acções.
•Crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma ama, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. A partir dos três anos de idade as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos como nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade.
•A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

Dos 18 meses aos 3 anos



•A pequena criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mãe, pai, bola, etc.), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades.
•O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e correctas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 a mil palavras.
•A criança lentamente passa a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica - comummente vendo outras pessoas mais como objectos do que pessoas, não sabendo que estas possuem sentimentos próprios. Assim sendo, a criança muitas vezes prefere brincar sozinha a brincar com outras crianças da mesma faixa etária. No final desta faixa etária, uma criança geralmente já sabe diferenciar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo feminino, e também já começa a ter suas próprias preferências, como roupas e entretenimento, por exemplo. Pode também ser capaz de se vestir sem a ajuda de terceiros, e de antecipar acontecimentos.

Etapas do crescimento

•Dos 18 meses aos 3 anos
•Dos 3 aos 4 anos
•Dos 5 aos 9 anos

Infância


•A partir dos 18 meses de idade deixa-se de dar o nome de bebé e passa-se a designar criança. Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento entre dezoito meses até aos doze anos de idade tanto os bebés como as crianças estão inseridas num período a que designamos infância.
•A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o 11º ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança – especialmente nos primeiros três anos de vida. É um período onde o ser humano se desenvolve psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases da sua personalidade.

Bebés

•Recém-nascido é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o nascimento até atingirem os 28 dias de vida. A partir desta data e até ao fim do primeiro ano de vida, a criança passa a ser designada por Lactente.

•O ser humano quando nasce é biologicamente inacabado, isto é, não vêm com os estímulos já aprendidos ,vão lhe ser ensinados os comportamentos , etc., para poder interagir com o meio envolvente.
•Dos 0 (zero) aos 18 meses o bebé é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene.
(é a fase mais importantes onde o bebé cria uma ligação forte com os agentes maternantes).


•Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até que o sexto mês de vida, isso porque o leite materno tem uma composição mais adequada, tem menor custo e exige cuidados mais simples em relação a outros tipos de leite, bem como possui anticorpos e outros factores para proteger o lactente de infecções, e ainda fortalece a relação entre a mãe e seu filho. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebé começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos.
•Aos 18 meses de vida a maioria dos bebés já soltaram suas primeiras palavras. Este período é caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebé não compreende que faz parte de uma sociedade e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.

Desenvolvimento do feto e embrião


Desenvolvimento


•Após a fecundação a nova célula que será um ser passa a ser designado por embrião .

Sistema Reprodutor Masculino





Sistema Reprodutor Feminino






Reprodução Sexuada

•A reprodução sexuada envolve a fusão de dois gâmetas, processo que se denomina por fecundação.
•Os gâmetas são células haplóides que se formam nas gónadas por meiose.
•Depois destes processos ocorrerem, forma-se o ovo ou zigoto que, por mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo.
•As espécies sexuadas são mais variáveis, logo um mínimo de tipos genéticos de uma mesma população podem adaptar-se às diferentes condições, tendo uma maior predisposição para a continuidade da espécie. Em geral, as espécies sexuadas são melhor adaptadas a ambientes novos e sob influência de mudanças repentinas.
•A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação.
•A meiose é um tipo especial de divisão celular, que tem como objectivo a produção de gâmetas. Por isso, a meiose ocorre em tecidos especiais, denominados gametângios.

Reprodução

•Para originar um novo ser tem de existir prática sexual, o acto denominado por Coito, que através dos gâmetas dos progenitores (espermatozóides e óvulos) formarão um novo ser.
•Reprodução: é o acto de produzir uma cópia, um produto igual, ou de substituir uma coisa já existente por outra igual, como por exemplo através de uma fotocópia. Do ponto de vista da biologia, a reprodução é a função através da qual os seres vivos produzem descendentes.