domingo, 1 de junho de 2008

Bebés

•Recém-nascido é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o nascimento até atingirem os 28 dias de vida. A partir desta data e até ao fim do primeiro ano de vida, a criança passa a ser designada por Lactente.

•O ser humano quando nasce é biologicamente inacabado, isto é, não vêm com os estímulos já aprendidos ,vão lhe ser ensinados os comportamentos , etc., para poder interagir com o meio envolvente.
•Dos 0 (zero) aos 18 meses o bebé é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene.
(é a fase mais importantes onde o bebé cria uma ligação forte com os agentes maternantes).


•Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até que o sexto mês de vida, isso porque o leite materno tem uma composição mais adequada, tem menor custo e exige cuidados mais simples em relação a outros tipos de leite, bem como possui anticorpos e outros factores para proteger o lactente de infecções, e ainda fortalece a relação entre a mãe e seu filho. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebé começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos.
•Aos 18 meses de vida a maioria dos bebés já soltaram suas primeiras palavras. Este período é caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebé não compreende que faz parte de uma sociedade e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.

Nenhum comentário: